Não nasci para ser maltratado (menos ainda como cliente)


Neste momento, a internet - principalmente nas redes sociais -  é palco de debates acalorados e manifestações de frustração relacionadas ao momento político e econômico.

É impossível prever o que vem pela frente nesta área, mas o empoderamento da sociedade aparentemente já é realidade.

Leia Mais

Suas vendas estão abaixo do esperado? Marketing de Atração é a solução


Se o título acima atraiu a sua atenção, suponho que você esteja buscando soluções para melhorar suas vendas e ainda não adote estratégias de Marketing de Atração - Inbound Marketing - no seu negócio.

Quem neste momento não está, direta ou indiretamente, convivendo com este problema? Tecnicamente estamos vivendo um período recessivo como outros que o país já enfrentou no passado.

Certamente existem vários fatores que poderão estar influenciando nos seus resultados com vendas, mas o foco deste artigo é apresentar o marketing de atração como uma excelente alternativa para resolver este problema.

Leia Mais

Pensando em pendurar as chuteiras? Já pensou em atuar como mentor?


A área da mentoria me interessa muito e cada dia estou mais convencido de que quanto mais disseminado este conceito, melhor para a sociedade como um todo.

Infelizmente, aqui no Brasil a atividade ainda está restrita à pequenos grupos.

Eu já tive a oportunidade de escrever outros artigos sobre este tema, mas sempre com uma ênfase maior na mentoria empresarial.

Hoje a ideia é outra e este artigo é para aqueles veteranos que já começam a pensar em "pendurar as chuteiras" ou que já atingiram a maioria dos seus objetivos e desejam dedicar um pouco do seu tempo para interagir com as gerações mais jovens.

Leia Mais

Venda mais associando marketing de atração e a terceirização de vendas


A atividade de representação comercial é muito antiga e no Brasil a profissão foi regulamentada no ano de 1965. O papel do representante é o de "fechador". O responsável por efetuar a venda.

Entretanto, nos últimos três anos o conceito de terceirização de vendas se ampliou e já é comum que algumas empresas desejem terceirizar totalmente a área comercial, ou a gestão de um determinado canal ou área geográfica. A maioria dos casos que tenho conhecimento estão no segmento de serviços ou de tecnologia.

Creio que esta questão já não é novidade para muitos, mas o que sim pretendo levantar neste artigo é que o marketing de atração - ou marketing digital - cumpre um papel importante nesta estratégia.

Leia Mais

Consultoria Estratégica: Pare de falar em crise, respire fundo e tome uma atitude


Estamos vivendo um momento especial em todos os sentidos. Para onde olhemos encontraremos algum tipo de crise. O planeta dá claros sinais de esgotamento e parece gritar para para que mudemos a nossa forma de lidar com os recursos naturais. Crises políticas. Crises econômicas. Crises de identidade. Quando presto serviços de consultoria estratégica me deparo com empresas que já não sabem como reagir.

Ter consciência do que está acontecendo é fundamental. Só focar na crise e ficar vibrando no negativo é fatal. Tomar uma atitude e buscar soluções disruptivas me parece o caminho. Eu tento lembrar disto todo dia e acredito que tanto na vida pessoal, como na profissional, este é o melhor caminho.  

Leia Mais

Consultoria estratégica: Impactos da hiperconectividade nos negócios


Estamos vivendo em plena era da hiperconectividade e creio que a maioria das pessoas e das empresas está consciente deste fato. Tudo começou com o desenvolvimento da internet e se perpetua a partir da popularização dos dispositivos móveis. O impacto nas empresas é muito grande e a sua análise vem ganhando espaço na maioria dos projetos de consultoria estratégica.

Leia Mais