Consultoria estratégica: Impactos da hiperconectividade nos negócios


Estamos vivendo em plena era da hiperconectividade e creio que a maioria das pessoas e das empresas está consciente deste fato. Tudo começou com o desenvolvimento da internet e se perpetua a partir da popularização dos dispositivos móveis. O impacto nas empresas é muito grande e a sua análise vem ganhando espaço na maioria dos projetos de consultoria estratégica.

Algumas empresas já tem um nível de informação razoável, mas talvez pela força do impacto que estão sofrendo, que provavelmente obriga estas empresas a mudar totalmente seu modelo de negócios, estão totalmente paralisadas.

Infelizmente não são poucos os casos de empresas que estão totalmente alheias a tudo isto.

Nos últimos tempos aceitei alguns convites para realizar palestras sobre este assunto. Ao preparar uma apresentação para uma destas palestras, percebi a importância de abordar este tema por aqui.

Neste mundo hiperconectado, as mudanças são extremamente rápidas e a velocidade uma das suas premissas. A quantidade de informações geradas neste momento é muito grande. Algum tempo atrás tive a oportunidade de abordar esta questão do tsunami de informações e a dificuldade das empresas processarem tudo isto.

Ultimamente venho sendo requisitado para apoiar empresas que já se deram conta de que necessitam de apoio externo para lidar com este tema e quero sugerir aqui alguns pontos que merecem atenção:

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS MAIS CURTO – A Kodak dominou por muitos anos o segmento fotográfico com o rolo de filme negativo de 35mm e seu modelo de negócios só foi abalado após o surgimento da câmera fotográfica digital. A Sony foi a empresa que melhor aproveitou este novo ciclo. Entretanto, o ciclo da máquina fotográfica digital foi muito mais curto. Elas continuam existindo, mas vem sendo substituídas pelos smartphones.

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS SURGEM A TODO MOMENTO – Os exemplos são muitos, mas o da Netflix me parece bem significativo pois afetou duas indústrias ao mesmo tempo. Me refiro ao segmento de locação de vídeos e da Tv à cabo. O primeiro praticamente está desaparecendo. O segundo vem sendo obrigado a se adaptar pois os clientes perdem interesse nos canais de filmes.

MUDANÇAS DE PROCESSOS – Diariamente surgem novas tecnologias que permitem que um processo seja melhorado, com forte impacto nos custos. Nas indústrias, a interação homem-robô não é nada novo. Entretanto, atualmente é possível identificar casos onde um robô coordena o trabalho de outro robô. A fábrica inaugurada pela Chrysler no Nordeste já atua desta maneira e a expectativa do mercado é que o automóvel produzido por lá seja muito competitivo em relação aos demais da sua categoria.

COMPUTAÇÃO NA NUVEM – Os ganhos de produtividade obtidos por empresas que estão utilizando este recurso são muito importantes. Embora mais de 6 milhões de empresas no mundo já utilizem os aplicativos empresariais do Google, ainda é comum identificar preconceitos sobre o armazenamento de dados na nuvem.

ANÁLISE DE DADOS EM TEMPO REAL – Muitas empresas estão analisando performance praticamente em tempo real. Em diversas áreas é possível identificar sistema que permitem a coleta de dados através de aplicativos instalados em smartphone. Estes dados são transmitidos rapidamente para a versão web, que gera relatórios e indicadores praticamente em tempo real. Contar com informações confiáveis e frescas pode ser o grande diferencial entre duas empresas que atuem no mesmo ramo.

VOZ ATIVA DO CLIENTE – Através das redes sociais ou de sites como por exemplo o ReclameAqui, o seu cliente pode estar falando muito bem da experiência de compra que teve com a sua marca ou literalmente detonando com ela. O monitoramento de tudo que é falado sobre a sua marca é fundamental.

Talvez você se interesse em ler um artigo anterior onde defendi que reinvenção é a palavra de ondem do momento. Lá já comecei a falar um pouco sobre tudo isto, mas ainda seria possível falar sobre o que vem por aí em termos de bigdata, das mudanças de comportamento de compra e da jornada de compra do cliente hiperconectado. Outros temas como o marketing de permissão, a economia do compartilhamento ou economia da reputação também afetam a todos nós e nossas empresas, mas acho que vou ficando por aqui.

A ideia é alertar para o que está acontecendo por aí  e talvez você não tenha percebido. Como presto serviços de consultoria estratégica me sinto na obrigação de estar atualizado em relação ao tema. Por outro lado me considero na obrigação de dividir estas informações com você que segue o blog.

Caso você esteja alheio a tudo isto, não se assuste, pois para tudo há solução. A única coisa que não seria aceitável na minha visão é seguir somente observando, pois não há tempo pra isto meu amigo. Está na hora de entrar em ação.

Se você gostou, compartilhe ou deixe um comentário. Caso queira conversar um pouco mais sobre algum destes temas, oferecemos a possibilidade uma sessão de 30 minutos de consultoria online totalmente gratuita. Faça o seu cadastro e terei o maior prazer em entrar em contato assim que possível.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Gustavo
    Postado em 16:07h, 02 agosto

    Gostei do post , boas informações

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