Dicas marketing digital: Empresas tem outras opções além do Facebook


O Facebook é a rede social que tem mais usuários no planeta, sendo que a última informação que tive acesso informava o numero de aproximados 1,2 bilhões de usuários, o que na época, representava praticamente 50% de todos usuários da internet no mundo. Nestes últimos dias falou-se muito em Facebook, logo após comprar o aplicativo de mensagens WhatsApp por 19 bilhões de dólares.

No Brasil, além de estar literalmente na boca do povo, quando se trata de estratégia de marketing digital, a maioria das empresas que não contam com os serviços de um especialista no assunto colocam praticamente todas as suas fichas nesta rede social. Existem muitos casos de empresas que nem site tem, mas publicam com frequência no Facebook.

Uma das propostas do blog é trazer dicas de marketing digital e no passado já falei sobre esta rede social, alertando já naquela época sobre a importância de que as empresas tenham uma página e não um perfil.

O objetivo deste artigo é alertar as empresas para que fiquem atentas em relação a algumas mudanças que estão acontecendo no Facebook, ao mesmo tempo destacar outras redes sociais que também podem trazer excelentes resultados.

Antes de qualquer coisa é importante comentar que os especialistas indicam que a tendência no mundo das redes sociais é a segmentação e que o mais provável é que a quantidade de redes sociais siga aumentando, mas a partir de agora, com foco em públicos específicos.

Por outro lado, recentemente a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou um artigo que comentava que a diminuição do alcance dos posts e o aumento da faixa etária média dos usuários do Facebook seriam sinais para que todo empreendedor se mantenha atento em relação à sua estratégia na rede social. Os especialistas do setor já vêm alertando isto há muito tempo e para aqueles que estão realmente praticando marketing digital, este artigo provavelmente não agregue qualquer novidade.

Entretanto, esta série de artigos de dicas de marketing digital está voltada para aquelas empresas que já tem uma posição neste assunto, mas não contam com o apoio de especialistas.

Voltando a questão do alcance dos posts ou mesmo os famosos likes, estes por si só não são métricas tão importantes como muitos imaginam, pois o que importa realmente é a conversão, que na prática é a quantidade de clientes potenciais ou leads que foram atraídos, mas tampouco podem ser menosprezados, pois ao diminuir o alcance dos posts as chances de atração diminuem na mesma proporção.

A mudança na faixa etária dos usuários é outro fator a considerar, pois é fato que o número de adolescentes conectados ao Facebook vem diminuindo significativamente. Quem tem filhos na faixa dos 13 aos 17 anos, provavelmente já tenha percebido que a partir da entrada dos pais, tios e até dos avós, estes adolescentes, mesmo permanecendo como usuários, já não postam ou se conectam como antes.

Se o público alvo do teu negócio está situado na faixa etária acima e a estratégia de redes sociais da tua empresa está concentrada no Facebook, sugiro que avalies o quanto antes outras alternativas.

Este assunto pode ser bastante aprofundado, mas o objetivo do artigo é de fazer um alerta, até porque na minha opinião, algumas redes sociais como Linkedin e Google+ principalmenteainda são menosprezadas pelas empresas brasileiras e é bastante comum até encontrar alguns blogs de empresas que não oferecem a possibilidade de compartilhamento destes conteúdos nas redes citadas, como se elas não existissem ou fossem descartáveis.

Cada uma delas tem suas peculiaridades e seu público específico, mas isto já é assunto para algum outro artigo desta série de dicas de marketing digital.

Por enquanto vou ficando por aqui.

Um abraço e vamos em frente (!!)

Crédito da foto: Exame

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Alex
    Postado em 23:06h, 02 novembro

    A informação é muito valiosa, pois, devido a grande ocorrência de pessoas trabalhando com mídias tradicionais outras opções são esquecidas como o linkedin, google+ e outras opções não deixar de lembrar da relação com os fãs de maneira mais direta.
    Alex postado recentemente…Formula Negócio online: Como Montar Seu Negócio na InternetMy Profile

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