Finalmente voltamos a falar de exportação no Brasil


Estou envolvido em projetos de internacionalização de empresas desde meu primeiro dia de trabalho. Trabalhei por muitos anos na área de exportação de algumas empresas brasileiras. Viajei muito. Vivi no exterior. Sempre envolvido com exportação. No ano de 2001, interrompi minha carreira corporativa e criei uma empresa prestadora de serviços focada em representar empresas brasileiras no exterior. Nesta época, se existisse alguma rede social como o Linkedin, com certeza 80% da minha rede de contatos seria composta de estrangeiros. Ao redor de 2007 a situação começou se inverter e a exportação de manufaturados reduziu drasticamente.

 

Atualmente a minha empresa continua atuando nesta área, mas foi necessário ampliar os horizontes e passar por um importante processo de adaptação, pois nestes últimos anos a atividade recuou muito. Felizmente estou entre aqueles que se adaptaram e buscaram outros caminhos para seguir com os negócios.

Entretanto, tenho que confessar o enorme prazer de escrever sobre o fato de que finalmente algumas empresas voltem a cogitar a possibilidade de exportar. Voltar a falar sobre esta possibilidade é extremamente agradável para os meus ouvidos. 

Através desta atividade que é um dos pilares do processo de internacionalização de empresas, tive a oportunidade de conhecer aproximados 30 países e de negociar em muitos deles. Nos últimos anos estive mais focado nos países da América do Sul, mas conservo comigo a experiência te haver interagido com tantas culturas diferentes.

No período de 1990 até 2008 viajei praticamente todos os meses para o exterior, descontando aí um intervalo de 5 anos, entre 1996 e 2001, que viajei menos por ter vivido no Chile e atuado localmente.

Como já tive a oportunidade de comentar no artigo A viabilidade da Internacionalização de empresas para as pequenas, a exportação sempre foi o pilar principal do processo de internacionalização de empresas, mas infelizmente esteve e ainda segue estando, um pouco fora de moda.

A boa nova e o que inspira este artigo, é o fato de que as recentes mudanças do comportamento do dólar americano que neste momento supera R$2,20 para cada dólar , faz com que as empresas avaliem novamente a possibilidade de exportar.

Qualquer variação cambial mais forte, como a que vem acontecendo no Brasil nos últimos meses, sempre causa algum incômodo para a economia, mas creio que a médio prazo, pode ser saudável para o Brasil voltar a ter uma posição mais equilibrada nesta área de comércio internacional, mantendo o volume de importações ou reduzindo muito pouco, ao mesmo tempo que retoma a exportação de alguns produtos manufaturados.

Estou escrevendo, sob bases ainda pouco sólidas, mas creio que o Brasil jamais voltará a ser um país exportador como já foi, e que a partir de agora, somente aqueles produtos manufaturados que atendam a nichos específicos ou que representem vantagens competitivas importantes para quem importa, se viabilizarão como produtos exportáveis.

Por finalizar, como já o fiz em artigo anterior, volto a afirmar que o importante é participar do jogo, pois somente quando participa dele, você poderá influenciar de alguma maneira no seu resultado.

Um abraço e Vamos em frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS:

19 de Julho de 2013 – A viabilidade da internacionalização de pequenas empresas

17 de Julho 2013 – Internacionalização de empresas

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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