Internacionalização de empresas – A marca já está registrada?


No Brasil, muitos empresários e gestores ainda não estão totalmente conscientes da importância estratégica de priorizar o registro de suas marcas, quando criam novos negócios ou lançam novos produtos.Já com relação ao registro de  uma patente há uma preocupação maior, mas os dados disponíveis indicam que a quantidade de patentes registradas no Brasil é baixa em relação a outros países.

Meu artigo alerta para o fato de que muitos projetos de internacionalização de empresas, não contemplam o registro prévio da marca no mercado alvo e também para os riscos desta postura.

Este é mais um caso onde para alguns, tal artigo estará talvez “chovendo no molhado”, já que é fato que alguns gestores e setores econômicos  tem uma clara consciência da importância de proteger suas marcas através do seu registro. Entretanto, esta questão não me preocupa, pois eu escrevo para aquela maioria que, ou não tem esta visão ou até já domina o assunto, mas que por uma razão ou outra, acabou subestimando esta necessidade.

Tudo que eu escrevo é consequência de observações práticas do que acontece no meu dia a dia profissional e sendo assim, quero alertar que uma grande maioria dos empreendedores não está dando a devida atenção para este assunto.

Se você faz parte deste grupo, a minha sugestão é que encontre uma forma de recuperar o tempo perdido neste assunto, pois a falta de registro de uma marca, pode se transformar em uma grande debilidade do teu negócio.

Quando se trata de ter presença em outros países e implementar processos de internacionalização de empresas, o que eu tenho percebido é  que cada dia é mais comum que médias empresas também queiram participar do jogo e aqueles gestores com maior visão, buscam o apoio de quem é do ramo, enquanto outros que acreditam não haver esta necessidade, saem por aí “batendo cabeça” e subestimando alguns pontos importantes como o registro prévio de suas marcas.

Ao iniciar uma conversa sobre processos de internacionalização de empresas, uma das primeiras perguntas que faço é sobre o registro de marcas nos mercados alvo, já que considero que este seja uma parâmetro importante para medir o amadurecimento desta empresa em relação ao tema.

Nestes anos que estou na estrada, já vi casos onde empresas investiram recursos importantes para prospectar mercados e adaptar-se as sua realidades, mas somente na hora de iniciar a operação, se deram conta de que suas principais marcas, estavam registradas pela concorrência, por algum distribuidor, representante ou até consultor inescrupuloso. Isto é muito mais comum do que você pode imaginar.

Para finalizar, a minha recomendação é que, a partir de hoje você passe a considerar o registro de marca como um seguro, uma proteção ou melhor ainda, como um investimento para o seu negócio e caso identifique potencial para internacionalização da empresa, inclua dentro desta estratégia aqueles mercados que naturalmente serão abordados futuramente,

Se você tem interesse em ler outros artigos relacionados a processos de internacionalização de empresas, por favor clique aqui.

Um abraço e Vamos em frente !

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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