Internacionalização de empresas – visitas a feiras internacionais


Ao ler o título deste artigo, muitos se perguntarão por que visitar  feiras internacionais pode apoiar no processo de internacionalização de empresas. Outros poderão acreditar que trata-se de algum equívoco e que o real objetivo seja tratar da possibilidade de expôr em feiras internacionais.

A intenção deste artigo é aprofundar a questão da visita a feiras internacionais, pois defendo que este seja um excelente ponto de partida de qualquer processo de internacionalização de empresas.

Quem acompanha este blog, sabe que este tema já foi abordado rapidamente em artigos anteriores. Neste momento, quero analisar mais profundamente a questão e justificar o porque defendo a opinião acima.

Existe uma quantidade enorme de feiras de negócios no mundo e este sempre foi um excelente negócio para seus organizadores. As feiras genéricas tradicionais estão perdendo espaço para as especializadas e buscam soluções para não continuar perdendo visitantes.  

O comportamento dos potenciais compradores também vem mudando com o tempo e alguns mudaram sua postura de compra durante os eventos, devido ao excesso de lançamentos anuais de seus fornecedores. Novos produtos devem ser expostos e em alguns casos, a única maneira de expor uma novidade é descontinuar itens que ainda não completaram seu ciclo de vida ideal.

Tudo isto associado a cada dia maior facilidade de comunicação, pode levar alguém a pensar então que participar de feiras internacionais não seja um bom investimento.

Eu continuo acreditando que esta é a melhor maneira de iniciar o processo de internacionalização de empresas, pois nestes eventos é possível ampliar o networking, conhecer os líderes mundiais do setor, identificar oportunidades de parcerias, novas matérias primas, equipamentos e muito mais, além de facilitar a identificação de tendências que poderão afetar muito os resultados do teu negócio.  Inserir o negócio neste contexto, é o grande desafio de qualquer projeto de internacionalização de empresas.

Durante a minha carreira corporativa e nestes 12 anos como prestador de serviços, participei de vários projetos de internacionalização de empresas e sempre tratei as feiras que participei como grandes oportunidades. Me programei e estudei o terreno com antecipação e os resultados sempre foram muito bons.

Para colher os melhores resultados das feiras internacionais, é fundamental dedicar um tempo para planejar previamente esta ação. O primeiro ponto é descobrir qual o evento mais indicado para o teu negócio. Nem sempre este evento acontecerá naquele lugar que você gostaria tanto de visitar ou na época mais oportuna para um afastamento da empresa.  Não se deixe influenciar por questões deste tipo, mas antes de definir a viagem, esteja seguro de que está investindo no evento correto.

Talvez você não saiba, mas existem várias feiras no mundo, principalmente as da Europa, onde é necessário fazer reservas de hotéis com um ano de antecedência, para não ser obrigado a pernoitar a 100 km de distância do local do evento. Ao planejar antecipadamente, provavelmente você possa ter acesso a pacotes de transporte e hospedagem mais acessíveis também em termos de preços.

Os pacotes normalmente facilitam a vida dos viajantes menos experientes, pois oferecem a assessoria de guias e a companhia de outras pessoas do seu setor de atividade. Todos nós já fomos marinheiros de primeira viagem em alguma atividade e sabemos o quanto é importante ter a quem procurar em situações que não estão sob nosso controle.

Para otimizar tempo e recursos, é fundamental visitar o site da feira antecipadamente, avaliar quem estará expondo no evento e se possível, também analisar o site de cada um daqueles expositores que te pareçam mais importantes. Agindo assim, será possível identificar aqueles que merecerão uma atenção maior durante a visita. Esta é uma maneira inteligente para definir o tempo que você dedicará ao evento, principalmente quando tratar-se de algum evento no Oriente, quando a maior parte dos estrangeiros fica literalmente surpreendida pelo tamanho dos mesmos.

No final do evento, deixe um tempinho para conhecer um pouco da cultura local e visitar alguns pontos turísticos interessantes, pois ninguém é de ferro e quem quer liderar um processo de internacionalização de empresas, deve ampliar ao máximo também a sua visão de mundo.

Um abraço e Vamos em frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS:

01 de Agosto de 2013 – Finalmente voltamos a falar em exportação no Brasil

19 de Julho de 2013 – A viabilidade da internacionalização de pequenas empresas

17 de Julho 2013 – Internacionalização de empresas

consultoria gratuita

 

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge