Marketing digital para indústrias com foco em negócios B2B


Quando produzo algum conteúdo sobre marketing digital, espero trazer algo relevante para você que me segue por aqui. Quando isto é feito de forma gratuita e sem o objetivo direto de promover algum produto ou serviço, é natural que quem o faça acabe obtendo algum reconhecimento. Aqueles que se destacam acabam tonando-se autoridades em suas áreas de atuação.

A melhor forma de medir se o que é publicado está agradando alguém é através do número de compartilhamentos e comentários recebidos. Este feedback é fundamental para quem produz conteúdo e se você o fizer, estará me incentivando a cada vez dedicar mais energia nesta atividade que faço com grande prazer.

Recentemente uma pessoa leu um texto que publiquei no Linkedin sobre marketing digital e deixou um comentário perguntando qual era o público-alvo para estes conteúdos. Esta pergunta acabou reforçando uma impressão que eu já tinha. Estava na hora de dar mais foco a esta área do meu negócio e aos conteúdos relacionados.

O texto de hoje deixará claro que as indústrias de perfil analógico são meu público alvo, assim como os motivos que me levaram a tomar este caminho.

Neste momento tenho mais de 40 textos publicados sobre marketing digital. Os primeiros foram muito genéricos e refletiram o meu encantamento com as grandes oportunidades que detectei ao me aprofundar na área. Num segundo momento, ao detectar as dificuldades de comunicação entre os especialistas e os profissionais mais veteranos, me propus a criar pontes entre os mundos analógico e digital, através de textos que buscavam traduzir a lógica do marketing digital.

Esta segunda fase foi bem interessante já que recebi o reconhecimento de várias pessoas com este perfil. Entretanto escrever para analógicos sempre foi amplo demais e sempre me pareceu que faltava um foco maior e um objetivo claro em relação à esta ação, o que já acontece quando escrevo por exemplo sobre outros assuntos como trade marketing por exemplo.

No final do ano passado, durante uma reunião, fiz um comentário sobre oportunidades no marketing digital B2B em um determinado segmento industrial. Naquela oportunidade, o meu interlocutor, um especialista da área, me comentou que havia percebido a minha grande intimidade com o setor industrial.

BINGO (!!). A partir daí tudo ficou mais claro pra mim.

As oportunidades de aplicar estratégias de marketing digital B2B nestes segmentos industriais são muito grandes.

Neste segmento, poucos são os gestores que estão familiarizados com o marketing digital e em um artigo anterior já tive a oportunidade de escrever sobre as empresas analógicas e a difícil transição para o mundo analógico.

O que é muito comum é que estas empresas acreditem que marketing digital é vender para um consumidor final através da internet (B2C) e como não consideram esta hipótese e desconhecem o marketing digital voltado para a atração de outras empresas (B2B), acabam descartando totalmente o marketing digital.

Para a maioria dos atores é impossível imaginar a possibilidade de vender uma máquina ou equipamento com o apoio do marketing digital, nem desconfiando que nos dias atuais esta é a forma mais eficiente para atrair novos clientes.

Vou deixar para entrar em detalhes em um próximo artigo, mas se você não tem experiência no assunto, quero antecipar que através do marketing digital B2B o cliente será atraído, a empresa se relacionará com ele criando o seu engajamento à marca e certamente, no momento que este cliente estiver no momento de compra, este solicitará o atendimento comercial. Daí em diante, cada empresa adotará a sua própria estratégia, pois este cliente potencial (lead) poderá ser entregue para uma equipe comercial própria ou terceirizada, de acordo com a política comercial de cada uma.

Por outro lado, existem poucos profissionais que conhecem os dois lados desta moeda. A lógica da indústria com suas peculiaridades e as técnicas do marketing digital B2B. Eu sou um deles já que sempre estive vinculado à indústria e em segmentos bastante técnicos como o de materiais de acabamento para construção, moveleiro, metal mecânico, equipamentos veiculares, entre outros.

Portanto, nada mais natural de que todas as minhas atividades nesta área passem a ter foco no segmento industrial analógico.

A partir de agora, todos os conteúdos relacionados ao marketing digital serão produzidos nesta linha. Espero que você tenha gostado desta nossa conversa de hoje e deixe algum comentário.

Um abraço e vamos em frente (!!)

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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