qode interactive strata

Nunca será tarde para colocar sua empresa no mundo digital


Se você ainda não sabe, o Linkedin está permitindo que alguns usuários publiquem artigos diretamente por lá. A grande vantagem para quem é autor, está no fato de que o artigo publicado diretamente no Linkedin, fica vinculado no perfil do autor e cada vez que este perfil seja visitado, poderá ser visualizado.

Quem publica em um blog e depois promove no Linkedin, como eu vinha fazendo até agora, tinha a visualização do seu conteúdo limitada aos contatos da sua rede, que num determinado momento, visualizassem as atividades do seus contatos, através da timeline desta rede social.

Portanto, a partir de agora estarei testando a alternativa de publicar por lá e, em alguns casos, publicar por aqui também, já que o objetivo de qualquer autor de conteúdo é fazer com que ele chegue para o maior número possível de pessoas. O primeiro teste será feito com este artigo publicado no dia 09 de Agosto. Ele conta um pouco da minha relação com o mundo digital e mostra um caminho para aqueles que, na maioria veteranos como eu, ocupam posições de comando nas empresas brasileiras.

Em 20 de Maio do ano passado, publiquei um dos meus primeiros artigos lá no blog da Marketplus, que é a empresa que eu fundei em 2001.Este artigo tem um título que diz que naquele momento a empresa entrava com toda a força no mundo digital.

Na realidade os primeiros passos haviam sido dados alguns meses antes, quando me dei conta que, aos meus 50 anos, corria o sério risco de tornar-me profissionalmente obsoleto e portanto necessitava passar por um processo urgente de atualização.

A partir desta constatação, desagradável por um lado e tremendamente desafiadora por outro, e inspirado por um amigo que já surfava esta onda, resolvi iniciar este processo pelo marketing digital e por vários meses estive mergulhado no seu estudo.

Foram meses de muita pesquisa, muitas horas de dedicação e um tremendo esforço para superar as dificuldades que todo analógico como eu era na época, tem para entender a linguagem empregada pelos nativos digitais, que são a grande maioria dos atores presentes nesta área.

Não foi fácil. Na minha opinião é quase tão difícil quanto aprender um novo idioma. Até aquele momento, meados de 2012, eu era um analógico convicto e olhava para as redes sociais, por exemplo, como uma coisa para quem não tinha nada importante pra fazer. Uma modinha que duraria muito pouco.

Naquela época eu já era um veterano, mas veterano totalmente analógico. Entender a lógica do marketing digital foi como desfiar um novelo.

Para quem não conhece a expressão acima, acho importante contar que me refiro ao que acontece quando alguém puxa a ponta solta do fio de um novelo de lã por exemplo. Ao fazê-lo corretamente, os fios se desenrolarão naturalmente. Quem puxa a ponta errada, sofre para desatar os nós que se formam.

Foi a partir daí que despertou o meu interesse para outros temas, como as novas técnicas de atração de clientes potenciais (leads), vendas realizadas através de equipes internas (inside sales), funil de vendas e tantas outros pontos que atualmente considero tão importantes para aumentar as chances de sucesso em qualquer negócio.

A aproximação com empresas de base tecnológica ocorreu naturalmente. Interessar-se por tecnologias, tendências inovadoras e outros temas comuns para os digitais, passou a ser natural para este ex-analógico.

Este texto está direcionado para aqueles da minha geração, que atualmente ocupam os principais postos de comando nas empresas brasileiras, pois para esta turma de valor, quero declarar solenemente que atualmente não consigo conceber qualquer estratégia de negócio que despreze esta inserção no mundo digital.

A empresa que ainda não tenha pelo menos uma estratégia de curto prazo neste sentido, corre sérios riscos de não sobreviver por muito tempo mais. Quem acredita que seu negócio não sofrerá deste mal, mais cedo ou mais tarde, se dará conta que perdeu muito tempo para reconhecer seu erro.

Entretanto, hoje, quando publico o meu primeiro artigo aqui no Linkedin, desejo dizer aos meus amigos analógicos, que nunca é tarde para dar os primeiros passos em direção a este mundo.

O assunto é complexo e exige a intervenção de especialistas. Estes especialistas falam um idioma totalmente diferente, mas já é possível encontrar alguns profissionais que assim como eu, transitam bem entre estes dois mundos e que poderão ajudá-lo a tornar todo este processo menos penoso e garantindo que o seu investimento renderá os frutos desejados.

Caso você tenha interesse em ler o artigo citado acima poderá faze-lo com um simples clique, pois mesmo sendo o primeiro de muitos que já foram escritos de lá pra cá, na minha opinião segue vigente com antes.

Dúvidas? Pergunte ao veterano.

Um abraço e vamos em frente (!!)

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge