PDV Ativo promove pesquisa sobre perfil do trade marketing brasileiro


Em artigo publicado recentemente, o portal PDV Ativo já  informou sobre a sua participação na 12ª edição da Brazil Promotion. Este evento acontecerá em São Paulo, nos pavilhões do Transamérica Expo Center , no período de 05 a 07 de Agosto próximos.

O evento é considerado como a  maior feira de marketing promocional da América Latina e para quem não sabe, contará com fornecedores de serviços, produtos e acabamentos para redes de varejo , serviços promocionais, realização de eventos, além de brindes, presentes e soluções para o PDV.

Cumprindo nosso papel de consultores estratégicos do portal e atentos a previsão da presença de mais de 12 mil visitantes especializados, sugerimos a realização de uma pesquisa focada no perfil do trade marketing praticado pela indústria brasileira. A proposta foi prontamente aceita por toda a equipe e contará com o apoio dos parceiros estratégicos do portal.

O Brasil não tem a cultura de trabalhar com métricas e informações estatísticas. Na área do trade marketing esta realidade não é diferente e, até onde estou informado, o setor praticamente não conta com estatísticas relacionadas a sua atividade.

Você que está lendo este artigo e já atua no segmento a muito mais tempo do que eu, por acaso já teve acesso a alguma estatística similar, realizada recentemente? Eu fiz uma pesquisa na internet e não identifiquei qualquer dado deste tipo.

Durante a realização da pesquisa, serão coletadas informações relacionadas à faixa etária, formação escolar, nível de remuneração, relação de trabalho com a indústria (equipes CLT ou terceirizadas) e no caso em especial dos colaboradores terceirizados, seu nível de dedicação a uma determinada marca (total ou parcial) entre outras.

Recentemente eu escrevi um artigo que levantava a questão de que, se os operadores do trade marketing brasileiro são digitais, o processo não deveria seguir sendo analógico, sem contar com uma tecnologia associada ao trade marketing.

O artigo foi bastante bem recebido, sendo que várias pessoas da área me comentaram que a minha observação fazia muito sentido. Entretanto, não fiquei nada feliz quando algum tempo depois me dei conta de que alguém poderia me perguntar qual foi a estatística que tomei por base para formular esta tese.

Numa situação destas seria muito duro pra eu reconhecer que somente tomei por base, informações resultantes com empresas do setor e constatações realizadas em visitas de campo e que não conto com qualquer estatística que me demonstre qual o percentual de nativos digitais que atuam no setor.

Talvez por haver tido a oportunidade de viajar muito para outros países e por haver vivido cinco anos da minha vida no exterior, eu realmente sou pouco tolerante com a cultura de “achismos” e versões sem qualquer base real, tão arraigada no nosso país.

Em países considerados desenvolvidos esta questão está totalmente superada, e aqui no Brasil já contamos com recursos que nos permitem contar com informações confiáveis e em tempo real, pelo que já não temos mais desculpas.

Esta pesquisa utilizará os recursos do sistema Agile Promoter, parceiro do portal e entusiasta de primeira hora deste projeto. Com a utilização deste sistema, será possível contar com dados consolidados em tempo real, dando uma enorme agilidade ao processo.

Estamos muito confiantes em poder contar com um número significativo de participantes e você poderá colaborar muito com o projeto ao compartilhar este artigo com seus colegas da área.

Caso você esteja se programando para visitar a feira, não deixe de nos visitar e participar da pesquisa, já que assim, além de colaborar para o desenvolvimento do setor, também participará do sorteio de um Tablet oferecido pela ATM Outsourcing que é a mais nova parceira do portal.

Eu pessoalmente estou muito feliz por haver sido o mentor do projeto e estarei te esperando por lá para que nos conheçamos pessoalmente.

Um abraço e vamos em frente!!

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge