Positivar cada centavo investido no merchandising é fundamental


Estamos entrando naquela época do ano que marca o início das feiras setoriais mais importantes do país. No Brasil os principais eventos são programados para depois do Carnaval e São Paulo concentra a maior parte deles.A tendência atual é de eventos cada vez mais especializados. Este é o perfil da Expo Revestir e da Feicon Batimat que serão visitadas por mim nestas próximas duas semanas. Ambas estão voltadas para o segmento de materiais para indústria da construção.

Neste setor, os grandes lançamentos de produtos acontecem nestes eventos. Estes lançamentos são acompanhados por materiais de merchandising cada  dia mais sofisticados. O que se escuta por aí é que os investimentos realizados sobem a cada ano.

Para quem atua na área de merchandising, a etapa seguinte será despachar mostruários e outros materiais para os pontos de venda. Fazer chegar estes materiais no lugar e tempo certos é um grande desafio. A positivação do merchandising é a expressão utilizada para confirmar que tudo aconteceu conforme planejado e que os objetivos da área foram atingidos. Positivar cada centavo investido no merchandising nunca foi tão importante quanto agora.

Provavelmente você e a grande maioria dos que tenha acesso a este texto estejam de acordo com a última afirmação. Entretanto, esta não é uma prática muito comum, pelo menos neste setor de atividade. Faço esta afirmação amparado nos vários anos em que participei dele. Muitas vezes me deparei com situações onde o material nunca chegou ou chegou, mas ficou estacionado atrás de algum pallet no depósito do lojista. Talvez pior do que isto, seja um material que chegou avariado e foi instalado de qualquer jeito, ou até, chegou em bom estado, mas na prática serviu para promover algum item concorrente (em expositores de peças soltas esta ocorrência é bastante comum).

Algumas vezes tudo funciona, mas chega na hora da instalação do material no ponto de venda e alguém decide fazer alguma adaptação que muitas vezes detona todo um planejamento que demandou muitas horas de trabalho e recursos. São muitos os casos onde a execução é totalmente diferente do planejado.

Positivar o merchandising de uma forma profissional, apoiado pelas tecnologias existentes, é uma prática bastante comum em outros setores. Este é o caso dos setores de eletrônicos, cosméticos e alimentício. Até onde estou informado, na maior parte das indústrias de materiais para construção o processo segue bastante arcaico. Na maioria dos casos a tarefa de positivar o merchandising é delegada à supervisores ou representantes que utilizam seu próprio critério para positivar ou não o investimento.

Quando me referi a positivação do merchandising de forma profissional, me amparo em exemplos de empresas que entre outras coisas criam manuais para implantação do merchandising. Estes manuais definem claramente objetivos e resultados esperados com cada material, assim como a mecânica de implantação de cada ação. Estas empresas contam com softwares trade marketing que permitem com que estes manuais sejam digitalizados e cheguem para as equipes de campo através de um aplicativo instalado em seus Smartphones.

Nestes casos cada membro da equipe de campo recebe a missão totalmente detalhada, segue o roteiro indicado e no final comprova que a execução foi realizada como orientado, através do envio de fotos que já chegam no banco de dados devidamente identificadas, com o nome da campanha e do colaborador, além da data e hora em que foi realizada. Assim, cada foto passa a ser um elemento de prova e peça importante nesta positivação.

Empresas que contam com os recursos acima, podem realmente positivar cada centavo investido em suas ações de merchandising. Para contar com este tipo de tecnologia será necessário realizar um investimento, mas quero provoca-lo a comparar este investimento com os valores orçados para campanhas de merchandising. Certamente você perceberá que qualquer investimento em tecnologia de gestão nesta área, se pagará em muito pouco tempo.

São muitos os depoimentos de empresas que adotaram esta estratégia e declaram ter podido fazer muito mais por menos. Nestes tempos de vacas magras, todos teremos que realizar os ajustes necessários. No merchandising não será diferente.

Nas próximas semanas estarei interagindo com várias empresas do setor e ao retornar poderei dividir com você alguma novidade que se apresente em relação a este tema. Espero realmente ser surpreendido com uma postura nova do setor em relação a este assunto.

Um abraço e vamos em frente (!!)

Fonte da foto

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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