Trade Marketing: Chega de stress com a geração de relatórios urgentes


Se você que está lendo este artigo, tem sob a sua responsabilidade a gestão do trade marketing de alguma empresa, provavelmente se agrade do que eu tenho para contar.

Caso você seja a pessoa responsável pela geração destes relatórios certamente vai gostar muito desta novidade, assim como aqueles que atuam na área de execução do trade e coletam informações no PDV.

Informações relacionadas a rupturas, ações da concorrência, preços, positivação de merchandising, share, frentes de gondola, ponto extra e prazos de validade fazem parte da rotina da maioria das indústrias.

Se você convive com esta questão provavelmente concorde comigo que o problema está no processo de coleta, consolidação destas informações e geração de relatórios, sendo que quando as duas primeiras já estão superadas, esta última geralmente é motivo de grande stress na equipe.

Atualmente já é possível tratar esta situação como uma questão do passado e este artigo irá demonstrar como.

Você já viveu algo assim?

Um dia longo de trabalho, vários contatos realizados e clientes atendidos, chega cansado em casa ou no hotel e, ao invés de descansar, é obrigado a fazer um relatório. Isto já aconteceu para a maioria de nós, mas convenhamos que ninguém merece algo assim (!!)

Quem trabalha no back-office e lida com informações que chegam de todo lado, ou cria um sistema muito organizado e com rotinas previamente definidas, onde relatórios são emitidos com determinada periodicidade e as exceções são mínimas, ou viverá um eterno conflito com superiores ou outros departamentos que demandam estas informações.

Os relatórios relacionados a campanhas por exemplo, normalmente estão respaldados por fotos e eu sei muito bem o que representa sair por aí tirando fotos aos montes e depois ser obrigado a catalogar cada uma delas, organiza-las e gerar apresentações através de power point.  Levante a mão quem gosta de algo assim (!!)

Olhando sob o ponto de vista da empresa, quando ela delega uma missão para um colaborador, assume os gastos relacionados a esta missão e gera uma expectativa em relação aos resultados obtidos, sendo que os relatórios são utilizados como uma das formas de comprovar estes resultados. Tem ainda um outro lado que é o do teu chefe, que muitas vezes é convocado para uma reunião importante e necessita para o dia seguinte de um relatório customizado, e totalmente diferente daqueles gerados usualmente.

isto provavelmente nunca mude e faz parte do negócio, mas a boa notícia é que atualmente existem alguns sistemas voltados para o gerenciamento do trade marketing que permitem com que um relatório seja criado em poucos minutos.

A verdade é que existem muitas opções disponíveis no mercado que estão direcionadas ao mesmo objetivo, que é facilitar o processo de gerenciamento do trade marketing. A questão é que cada uma delas foi construída de uma forma diferente e está em um nível de maturidade distinto.

Entretanto, cabe a cada um pesquisar, comparar e identificar quem realmente pode cumprir com o que promete, mas a verdade é que chego a duvidar que muitos tenham condição de afirmar que seus sistemas permitam que um usuário seja capaz de criar um novo formulário de pesquisa ou gerar um novo relatório com a rapidez que eu estou apregoando.

No meu caso, sem querer ir para o lado da publicidade em causa própria, afirmo que atualmente a tecnologia que a nossa empresa apoia comercialmente realmente permite que através da utilização dos filtros disponibilizados, qualquer usuário da interface web autorizado para tal, pode gerar um novo relatório relacionado as principais demandas do setor.

Informações geradas no PDV chegando em tempo real, flexibilidade na geração de novas pesquisas e a rapidez para geração de novos relatórios, são algumas das características que fazem com que a equipe de execução do trade tenha ganho uma importância muito grande no processo, na medida que desta forma passou a ser um peça fundamental para a geração de informação estratégica para a indústria.

Se você deseja alguma informação adicional, entre em contato comigo por favor.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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