Você concorda que muitos mentores já nascem com esta vocação?


O assunto mentoria me interessa muito, já que durante a minha jornada tive a felicidade de contar com o apoio de várias pessoas que, mesmo sem conhecer o conceito, cumpriram este papel de uma maneira brilhante.

Alguns tios e amigos da família nos primeiros anos da minha vida e posteriormente algumas “figuras especiais” que eu tive o prazer de conhecer profissionalmente, realmente me influenciaram muito.

Talvez isto tenha acontecido comigo, pelo fato que desde criança sempre valorizei e estive disposto a escutar aqueles que detinham conhecimentos e estivessem abertos a dividi-los. Não me refiro ao conhecimento formal ou acadêmico e sim ao conhecimento puro em alguma área qualquer, que muitas vezes é dominada por alguém com pouco estudo, mas com muita experiência.

Nesta semana eu havia me proposto a escrever algo sobre o perfil de um potencial mentor, mas como sempre faço, procurei fazer algumas consultas na internet para ver se este assunto já não havia sido explorado. Foi neste momento que encontrei o artigo, cujo título é “Mentor você conhece de olhos fechados”, escrito pelo consultor e palestrante Sidnei Oliveira. Nestas situações, o mais comum seria mudar de tema ou dar outro enfoque ao artigo, mas neste caso me pareceu interessante dividir com vocês na íntegra.

Um abraço e Vamos em frente !

MENTOR VOCÊ CONHECE DE OLHOS FECHADOS

Sua trajetória é certamente cheia de momentos bons e ruins, durante os quais você vive situações diversas e conhece pessoas dos mais variados tipos. Esta é a essência de nossa vida: caminhar pelos seus ciclos em um fluxo constante de momentos, fazendo escolhas e colecionando experiências.

Algo que muitas vezes passa despercebido são aquelas pessoas que cruzam nossa trajetória com o objetivo de “tocar-nos” e transformar, completamente, o caminho de decisões que inicialmente havíamos considerado absoluto e correto.

Quase sempre demoramos para aceitar a presença provocativa e os “toques” afiados dessas pessoas, mas, depois de um tempo, aprendemos a respeitá-los e a esperar essa interferência em nossas vidas, pois consideramos essas pessoas como nossas principais referências. Isso acontece quando elegemos nossos MENTORES.

Essa relação é pautada por um profundo relacionamento. São conselhos, propostas do melhor caminho a seguir, a melhor trajetória. O Mentor não manda, sugere. Ele orienta, guia, mostra o caminho e as opções possíveis, deixando o mentorado fazer a escolha que julgar ser a melhor opção. Entretanto, esse não é o único processo que está envolvido na relação de Mentoria.

Apesar de termos um papel fundamental na eleição de nossos mentores, cabe a ele – O MENTOR – a decisão final de considerar o nosso potencial e apostar em nossa trajetória. O mentor tem a perícia de descobrir talentos, para que este seja seu aprendiz e com ele cuidar com extrema profundidade dos crescimentos pessoal e profissional.

Ter um mentor é um privilégio, pois é resultado de uma excelente conquista pessoal. Agora, ter vários mentores é uma enorme responsabilidade, pois exige que você também considere a missão de transformar-se em mentor algum dia.

Feche os olhos e pense em uma pessoa que de alguma forma tocou sua vida e fez você mudar de direção.

Achou um? Achou vários? Que ótimo! Contudo, deixo uma pergunta:

Será que algum dia, ao fechar os olhos, alguém lembrará de você?

Fonte:

http://www.sidneioliveira.com.br/samba/Artigos/mentor-voce-conhece-de-olhos-fechados.html

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge